Como harmonizar o seu sanduíche preferido com cerveja

Seja em uma saída com os amigos ou um jantar com a família, uma boa cerveja sempre está presente nas rodinhas de conversa e na mesa dos bares, muitas vezes acompanhada, claro, de uma imensa variedade de petiscos. Entretanto, para aquelas pessoas que preferem uma refeição mais completa, os petiscos nem sempre são suficientes. Por isso, é importante saber harmonizar a cerveja com pratos maiores, como sanduíches e cachorros-quentes. Pensando nisso, o empresário Thomé Calmon, um dos sócios a frente da Debron Bier, e o gastrônomo Gustavo Veiga, do Dog On The Road, montaram um guia prático explicando as características de cada um. A harmonização leva em conta os ingredientes presentes tanto no alimento quanto na bebida.

Fotos: Thais Carvalho
Fotos: Thais Carvalho

Queijos frescos, queijos macios, aves e saladas

Os queijos frescos, principalmente os brancos, como o coalho, a ricota e a cottage, e os queijos macios, como o brie, combinam perfeitamente com o sabor suave da cerveja Pilsen. “É o tipo de cerveja mais comum e que agrada a todos, por isso é bem fácil de encontrar”, explica Thomé Calmon, um dos sócios proprietários da marca pernambucana de chope Debron. Para harmonizar, o gastrônomo Gustavo Veiga, a frente do Dog On The Road, recomenda o hot dog “Rua da Aurora”, que vem montado no pão australiano e recheado com salsicha branca com salsinha, manteiga e molho especiais, relish de milho e queijo coalho ralado na hora. Já para os amantes da carne de frango, o ideal é o “Avenida Beira Rio”, que é recheado com salsicha de filé mignon de frango, molho especial e salada coleslaw. O tempero da carne de frango, aliás, tem que ser bastante suave para não destoar do sabor da cerveja.

Queijos duros, queijos azuis, e condimentos picantes

O sabor adocicado da cerveja Pale Ale é o balanço perfeito para os condimentos mais fortes, como a pimenta. Já no quesito queijos, ela é ideal para os mais maciços, como o cheddar e os azuis, como o gorgonzola. Para quem gosta de comida apimentada, a dica de Gustavo é o sanduíche “Rally dos Sertões”, que vem montado no pão Viena, e recheado com salsicha Frankfurt, molho picante de tomate com carne moída, molho cheddar, tomates vermelhos, verdes e pimenta de cheiro. “A cerveja Pale Ale também é ótima para acompanhar todos os tipos de carne, principalmente as mais macias, com a de cordeiro”, pontua Thomé. No Dog On The Road, a pedida é o “Rua do Sol”, que vem montado no pão de parmesão e recheado com salsicha de cordeiro, alface, molho blue cheese, tomates verdes e vermelhos, bacon em cubos e couve frita.

Linguiças defumadas e carne de porco

O sabor intenso das lingüiças defumadas e da carne de porco merece uma bebida de sabor tão forte quanto. Por isso, a cerveja tipo Weizen é a mais indicada. Seu aroma levemente frutado, que mescla notas de cravo e noz, harmoniza perfeitamente com o recheio do “Infinita Highway”, um super sanduíche de 30cm que leva lingüiça defumada, alface, tomate, molho de tomate, creme de milho e batata palha. O “Rua do Bom Jesus”, recheado com linguiça de carne de porco recheada com queijo também é uma ótima pedida para quem deseja um cachorro quente mais robusto. Além da carne, ele acompanha, ainda, molho de tomate, vinagrete especial, molho caseiro, queijo de manteiga chapeado, chips de macaxeira fritos e cebolinho.

Link curto desta publicação: http://sland.site/1SZ9E2s
Mostrar mais

Publicações da mesma editoria e/ou vista no instagram

Fechar