Contagem regressiva para a tradicional Festa de Barretos

A Festa de Barretos, cujo nome completo é Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, é um dos eventos mais tradicionais e esperados do Brasil, com mais de 60 anos de história, e a edição de 2019 está por vir.

O evento acontecerá entre os dias 15 e 25 de agosto na cidade paulista de Barretos e promete agitar milhares de pessoas, seja pelos rodeios, shows de grupos e artistas famosos ou pela própria ocasião especial.

Vamos conhecer brevemente a história do evento e, depois, saber de maiores detalhes a respeito da edição de 2019, que traz inúmeros atrativos aos interessados!

Desde quando existe a Festa do Peão de Barretos?

Desde o ano de 1956, originada nas atividades de transporte e gado pelas estradas de terra de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Sul e Mato Grosso, que passam por Barretos, cidade que fica a 127 km de Ribeirão Preto e a aproximadamente 500 km de São Paulo.

Os peões que eram responsáveis por conduzir as boiadas se reuniam no final da tarde para brincar e se desafiar a montar em cavalos bravos. Isso começou a se tornar um costume, até que houve a ideia de fazer uma verdadeira festa.

Pelo que se tem notícia, a primeira edição ocorreu em 1956, embora em proporção pequena quando comparado ao que existe nos dias de hoje, quando se reúnem alguns dos maiores peões do Brasil, com touros e cavalos que chamam a atenção até mesmo de quem não entende tanto sobre o assunto.

Desde o ano de 1985, os organizadores do evento, chamados de “Os Independentes”, realizam a festa em um parque gigantesco, com mais de 110 hectares (mais de 1,1 milhão de metros quadrados), projetado pelo ilustre arquiteto Oscar Niemeyer.

* Leia também:  Wesley Safadão confirma primeira edição do Garota White em Pernambuco

Como será a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos 2019?

Como ocorre em todos os anos, os organizadores capricharam para oferecer o que há de melhor ao público, que vem não apenas de São Paulo como também de outros estados. Alguns dos destaques são os seguintes:

Shows

Alguns dos maiores nomes da música sertaneja e também de outros ritmos estarão nos palcos de Barretos em 2019. A programação musical será a seguinte, separada por dia e por localização (Estádio ou Palco Amanhecer):

  • Dia 15 – Estádio: Ferrugem; Gustavo Mioto; Diego & Victor Hugo.
  • Dia 16 – Estádio: Ivete Sangalo; Felipe Araújo; Léo Santana; Kevinho. Palco Amanhecer: Zé Ricardo & Thiago; Lucas & Thiago; Fabricio Fiori.
  • Dia 17 – Estádio: Simone & Simaria (Embaixadoras 2019); Gusttavo Lima (O rei da arena); Alok. Palco Amanhecer: Kleo Dibah; Marquinho Guerra; DJ Kevin; DJ Ralk; Juliano Cezar.
  • Dia 18 – Estádio: Fernando & Sorocaba; Jefferson Moraes.
  • Dia 19 – Palco Amanhecer: Aline Barros; Cezar & Paulinho.
  • Dia 20 – Palco Amanhecer: Rick & Renner; Lucas Reis & Thacio.
  • Dia 21 – Estádio: Roby & Thiago; Diego & Arnaldo. Palco Amanhecer: Carreiro & Capataz.
  • Dia 22 – Estádio: Matheus & Kauan; Matogrosso & Mathias; César Menotti & Fabiano. Palco Amanhecer: Trio Parada Dura; Fiduma & Jeca; Douglas & Vinicius; Juan Marcus & Vinícius; Jonas Esticado.
  • Dia 23 – Estádio: Show Amigos (Chitãozinho & Xororó, Leonardo e Zezé di Camargo & Luciano); Dennis DJ. Palco Amanhecer: Bruno & Barretto; Lauana Prado; Breno & Caio Cesar; William & Dorta; Alex & Yvan.
  • Dia 24 – Estádio: Jorge & Mateus; Bruno & Marrone; Mano Walter; Gusttavo Lima (O rei da arena). Palco Amanhecer: Yasmin Santos; Cleber & Cauan; Antony & Gabriel; Os Parazim; Roberty & Ruan.
* Leia também:  TIM e GOL fecham parceria para acesso à internet em voos

Rodeios

Além da parte musical, os rodeios também atraem muitos visitantes, que têm a oportunidade de presenciar torneios nacionais e internacionais, com apresentações que deixam a plateia agitada e eufórica. A programação de montaria em touros e cavalos será a seguinte:

  • Dias 15 a 18: Rodeio Interestadual.
  • Dias 15 a 18: The American Run.
  • Dias 16 a 18: Campeonato Barretos – Três Tambores e Team Penning.
  • Dias 19 a 21: Copa os Independentes – Três Tambores e Working Penning.
  • Dias 19 a 21 e 24: Liga Nacional de Rodeio.
  • Dias 22 a 25: 27º Barretos International Rodeo.
  • Dias 22 a 25: Confederação Nacional de Rodeio (CNAR).
  • Dias 22 a 25: Rodeio Júnior.

Alimentação

Com toda a pegada sertaneja do evento, a alimentação não poderia deixar de seguir a essa cultura. Portanto, quem visitar a Festa do Peão de Barretos poderá desfrutar de comidas, bebidas e pratos típicos deliciosos.

A praça de alimentação traz opções para todos os paladares, de churrasco a crepe, de espetos a salgadinhos, além de bebidas bem geladas, de cerveja a suco.

Um grande destaque fica por conta da Queima do Alho, concurso de culinária que reúne comitivas espalhadas por todo o país e que acontecerá no dia 18 de agosto. O nome veio da tradição culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro.

* Leia também:  Claudia Leitte apresenta novo projeto no Itaipava Catorze

O cardápio da Queima do Alho é composto por arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco, tudo feito em um fogão improvisado, que fica bem pertinho do chão. O palco do concurso é o Ponto de Pouso, cujo vencedor deve preparar a refeição mais deliciosa no menor espaço de tempo.

A estimativa é de servir aproximadamente 4,7 toneladas de comida, ou seja, quantidade não deve faltar para os amantes da boa culinária sertaneja.

Infraestrutura

Como vimos anteriormente, a área em que ocorre a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos tem mais de 110 hectares (1,1 milhão de m²), ou seja, é realmente enorme. Para fins de comparação, a área do Parque Olímpico, que abrigará o Rock in Rio 2019, é de 385 mil m², ou seja, quase 3 vezes menor.

Toda essa área serve para reunir espaços para hípica, heliponto, revenda de bebidas, pronto atendimento, centro odontológico, bilheterias, Casa dos Artistas (onde ficam os camarins), rancho para assessoria de empresa e outros mais de 40 ranchos, além de uma estátua de 27 metros chamada de Monumento ao Peão.

Na edição de 2018, os quatro palcos do parque tiveram 60 toneladas de equipamentos de som, seis vezes mais do que foram usados no Rock in Rio 2017, além de sistemas de iluminação de aproximadamente 75 toneladas.

A organização do evento divulga que a quantidade de energia elétrica utilizada na festa seria suficiente para abastecer uma cidade inteira com 18 mil habitantes. Para evitar qualquer tipo de problema, além da infraestrutura elétrica, há geradores de energia à disposição para o que for necessário.

Link curto desta publicação: https://sland.info/2Tyy0ox
Tags
Mostrar mais

8 BALL POOL APK for android

Bloqueador de Anúncios Detectado

Por favor, desative o seu Adblock para um melhor funcionamento do site.
Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?
Powered by