Costa Cruzeiros e Autoridade Portuária da Ligúria investem 22 milhões de euros na renovação de cais e do terminal de passageiros de Savona

Após uma ampla renovação, a Costa Cruzeiros e a Autoridade Portuária da Ligúria inauguraram um novo cais dedicado aos navios de última geração e um novo terminal 1 de passageiros Palacrociere. Ambos estão situados na área histórica de Savona, região noroeste da Itália. Foram investidos um total de 22 milhões de euros. 

Costa e autoridades inauguram novo cais e terminal de passageiros em Savona
(Imagem: Divulgação)

A cerimônia de inauguração aconteceu no final do mês passado e contou com as presenças da prefeita de Savona, Ilaria Caprioglio; do presidente da Região da Ligúria, Giovanni Toti; do presidente da Autoridade Portuária do Mar da Ligúria Ocidental, Paolo Emilio Signorini; e do presidente Global da Costa Cruzeiros, Neil Palomba. Como sugere a tradição, o evento foi marcado pelo corte da fita e por uma benção do padre Angelo Monaco. 

O trabalho consistiu na adaptação do principal cais de navios de cruzeiro aos requisitos estabelecidos pela nova geração de transatlânticos em atividade. Com isso, a Costa Cruzeiros tem condições de retomar Savona como porto de embarque e desembarque para milhões de passageiros e torná-lo um dos hubs de cruzeiro mais movimentados da Itália e da Europa. 

* Leia também:  Dia Nacional do Turismo: veja dicas do que conhecer no Brasil

Para receber esses grandes navios, foi exigido ao porto de Savona que seu calado fosse aprofundado de 9 para 11 metros. Esse projeto envolveu o reforço dos cais 9 e 10 e a instalação de uma estrutura na frente do cais 8. A Autoridade Portuária do Mar da Ligúria investiu 17 milhões de euros.

Para Paolo Emilio Signorini, presidente da Autoridade Portuária do Mar da Ligúria Ocidental, “apoiar o setor de cruzeiros é uma prioridade para a Autoridade Portuária. Essa prioridade é compartilhada pela Costa Cruzeiros, que fez os investimentos necessários para adaptar as instalações originais do terminal de passageiros como mais um passo bem-sucedido de nosso relacionamento. Savona e Gênova estão entre os 10 principais portos italianos com uma tendência positiva para este ano e com excelentes previsões para 2020, reforçando a Ligúria como a principal região italiana em termos de número de cruzeiros recebidos”. 

Novo flagship da Costa Cruzeiros, Costa Smeralda, fará embarques de Savona a partir desse mês
(Imagem: Divulgação)

A Costa Cruzeiros investiu quase 5 milhões de euros nas obras de adaptação do terminal 1 de passageiros Palacrociere. Após processo de licitação, o trabalho foi realizado por seis empresas de Savona, e envolveu a reorganização do hall de entrada; a reconstrução da área de recepção e a adição de quatro máquinas de raio X para as verificações de segurança dos viajantes que embarcam nos navios.

* Leia também:  Costa Cruzeiros lança excursão gastronômica em Roma

Para ordenar o fluxo de passageiros dentro do terminal, parte do terraço de 130 metros quadrados foi coberto com uma estrutura de vidro e equipado com quatro máquinas de raio X. Ele servirá de acesso para os cruzeiristas em trânsito. As placas de sinalização foram completamente substituídas e uma ponte de conexão foi construída entre os dois andares mais altos. O maior investimento está relacionado às passarelas suspensas que conectam o terminal ao navio. Essas estruturas são de vidro e metal, pesam 96 toneladas e têm 18 metros de altura.

Além disso, em busca de um fluxo de pedestres mais eficiente e seguro ao longo da Via Gramsci, em Savona, situada em frente ao porto, a Costa Cruzeiros financiará a compra e a instalação de um novo sistema de semáforo “sob demanda”.

“A inauguração dessa nova infraestrutura portuária, resultante da cooperação da Costa com a Autoridade Portuária, consolida nossos planos de desenvolvimento estratégico para Savona. O trabalho realizado no terminal e no cais irá acomodar o Costa Smeralda, nosso novo flagship movido a GNL, que vai revolucionar o setor, uma vez que reduz significativamente o impacto ambiental, sem comprometer os aspectos de segurança que consideramos essenciais. Temos o prazer de trazer essa tecnologia inovadora, na qual fomos os primeiros a acreditar, especificamente em Savona, uma cidade com a qual mantemos fortes laços há mais de 20 anos. Graças à chegada do Costa Smeralda, esperamos que nosso tráfego em Savona cresça novamente, com uma movimentação de cerca de 900 mil passageiros”, diz Neil Palomba, presidente Global da Costa Cruzeiros. O trabalho no cais e no terminal 1 de passageiros Palacrociere também foi pensado para a chegada do Costa Smeralda, o novo flagship da Costa Cruzeiros, que estará em Savona todos os sábados a partir de 21 de dezembro de 2019. O Costa Smeralda é um verdadeiro ponto de virada na minimização do impacto ambiental, porque é abastecido, tanto no porto quanto no mar, pelo gás natural liquefeito (GNL), o combustível fóssil mais limpo do mundo. O uso de GNL permite eliminar quase todas as emissões de óxido de enxofre e de partículas, reduzindo significativamente a liberação também de óxido de nitrogênio e de dióxido de carbono.

* Leia também:  Nina Nesbitt estreia no The Late show with Stephen Colbert

Link curto desta publicação: https://sland.info/2P8wx6G
Tags
Mostrar mais

8 BALL POOL APK for android

Bloqueador de Anúncios Detectado

Por favor, desative o seu Adblock para um melhor funcionamento do site.
Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?
Powered by