Dicas para evitar o overtraining

Em 19 de fevereiro, comemora-se no Brasil o Dia do Esportista. Independente da modalidade praticada, exercícios físicos demandam muita disciplina e persistência, afinal, busca-se a superação dos limites do próprio corpo. No entanto, apesar do esforço, a prática esportiva também exige cautela a longo prazo.

Foto: Reprodução / Internet

De acordo com o ortopedista e fundador da SOU, rede de clínicas médicas paulistana especializada em ortopedia, Dr.º Pedro Baches Jorge, para obter bons resultados com as atividades físicas é necessário evitar o “overtraining”, palavra em inglês que significa sobrecarga, que pode afetar negativamente o sistema nervoso e metabólico. “Em alguns casos, a prática pode causar falta de apetite, irritabilidade e até problemas para dormir”, explica.

* Leia também:  Vasectomia sem cortes é opção para homens que não querem ter filhos

Pensando nisso, o profissional dá dicas de como evitar o overtraining e manter uma rotina saudável de atividades físicas:

Volume de treino adequado
Estabelecer uma rotina de volume de exercícios não é uma tarefa simples, principalmente para quem está começando. É necessário levar em consideração seus limites aos movimentos, repetições e tempo de prática. “Fazer além do que o corpo pode suportar é prejudicial à saúde, podendo causar dores e descolamentos nos músculos. Além disso, o resultado acaba não sendo efetivo como o desejado”, comenta.

Alimente-se corretamente
Parte fundamental da prática de atividades físicas e do desenvolvimento muscular, a dieta equilibrada regula os níveis hormonais e é fonte de energia para os exercícios. Portanto, é importante alimentar-se a cada duas ou três horas e antes dos treinos, não pulando nenhuma refeição. Além disso, é indispensável beber muita água durante o dia, principalmente antes e depois das atividades.

Repouso é a chave
O descanso também é essencial para evitar o overtraining. “Para que os exercícios tenham resultados, o repouso é indispensável, por isso, é recomendado dormir em média sete horas por noite. Além disso, é bom que exista pelo menos um dia de folga entre os dias de atividades”, completa.

* Leia também:  Jason Mraz lança o single “Wise Woman”

Bela Vista: (11) 3258-1706
Ipiranga: (11) 2061-4129
Vila Mariana: (11) 2768-1009
Emergências: (11) 9 8861-5017

Link curto desta publicação: https://sland.site/2Byr0QS
Mostrar mais

Bloqueador de Anúncios Detectado

Por favor, desative o seu Adblock para um melhor funcionamento do site.