Empreendedorismo de Impacto Social é tema de curso de férias da ESPM-SP

Você já pensou em desenvolver uma ONG que pudesse resolver os problemas do mundo como saúde, educação, pobreza ou desmatamento? Ou ainda, trabalhar com uma causa social ou ambiental e ao mesmo tempo ganhar dinheiro? Trabalhar, realmente, por um propósito?

É isso o que faz um empreendedor de negócio de impacto social, que diferentemente do empreendedor tradicional, que busca muitas vezes somente o lucro, desenvolve por meio de sua organização atividades juntamente com outros públicos, como governo, empresa e sociedade civil organizada, para transformar uma realidade social ou ambiental dentro de um modelo pragmático e inovador.

Empreender é uma arte que inspira e motiva pessoas pelo mundo inteiro. Grandes negócios são criados, vidas transformadas e ótimas ideias são colocadas em prática. O empreendedorismo social vem ganhando espaço e quem opta por esse caminho monta uma organização em que a responsabilidade social está à frente do negócio.

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Assim, a ESPM-SP e o professor Marcus Nakagawa idealizaram o Curso de Férias Empreendedorismo de Impacto Social: definindo causas e ações para mudar o mundo, com o objetivo de desenvolver nos alunos a compreensão sobre o empreendedor e o empreendedorismo social nas suas várias vertentes, engajamento, desafios e oportunidades, além de apresentar outros formatos de projetos, organizações e negócios que estão trabalhando para um mundo melhor.

As aulas serão de 27 a 29 de junho de 2019, das 19h30 às 22h30 e sábado das 9h às 18h, na ESPM-SP, Joaquim Távora, e serão ministradas pelo doutorando em Sustentabilidade pela USP/EACH, mestre em administração com ênfase em sustentabilidade na estratégia de negócios das empresas e professor na graduação e no MBA da ESPM-SP, Marcus Nakagawa, que também foi coordenador do Programa Social Nutrir da Nestlé, gerente de sustentabilidade para fornecedores da Philips para a América Latina e foi empreendedor na iSetor com consultorias e projetos para o Instituto Akatu, Instituto Ressoar da Rede Record, Fundação Telefônica, entre outras empresas e instituições.

“O curso é direcionado para todos os públicos, como: executivos e profissionais de administração, marketing e publicidade, empreendedores, gestores e mobilizadores sociais, para que possam discutir, aprender e planejar a união de ações e valores pessoais na profissão”, explica Nakagawa.

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As 15 horas de aula serão dinâmicas e expositivas com diversos estudos de casos, além de debates e a montagem do esboço de um empreendimento. Entre os assuntos abordados estão: Quem é o empreendedor social?; O que é empreendedorismo social?; Desafios e problemas do mundo; Voluntariado e projetos sociais: a importância da ação social na sociedade e na empresa; Terceiro Setor: parceiros estratégicos para melhorar o mundo; Negócios sociais: pensando em negócios e fazendo um impacto socioambiental; e O início da modelagem da minha ONG, meu negócio social ou meu projeto social.

Objetivo

Ao final do curso os estudantes deverão ser capazes de:

  • Lembrar e listar a diferença entre o empreendedor tradicional e o empreendedor de impacto social e ambiental;
  • Entender as diferentes formas de empreendedorismo social: organização do terceiro setor, projetos sociais, negócios sociais e negócios de impacto social;
  • Analisar as vertentes, engajamento, desafios e oportunidades do empreendedor social;
  • Avaliar o ecossistema do impacto social;
  • Selecionar umas das formas de empreendedorismo de impacto social e conceber uma ideação para a sua causa e a sua ação.
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Investimento: R$ 1548 (em até 6 vezes)
Local: R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

Link curto desta publicação: https://sland.info/2W4RV2W
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