MBA’s em saúde são lançados pela Faculdade IDE

Com as transformações no mercado de saúde, profissionais que agregam conhecimentos em gestão e empreendedorismo estão mais preparados para enfrentar as novas demandas do setor. Percebendo as mudanças nessa área, a Faculdade IDE, que há mais de 12 anos atua na educação continuada com pós-graduações em medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, educação física, fonoaudiologia e psicologia, além de especializações multiprofissionais, lança novos cursos de MBA’s, especialmente para atuação na área de saúde.  

Entre os novos MBA’s lançados pela Faculdade IDE, estão o MBA em Gestão da Informática em Saúde, MBA em Gestão de Operadoras de Planos de Saúde e MBA em Gestão e Empreendedorismo na Educação Física e Esporte. Já o MBA em Gestão de Serviços da Saúde, com ênfase em segurança do paciente e qualidade hospitalar, tem duas turmas formadas, e o MBA em Auditoria em Serviços da Saúde está em andamento com sua primeira turma no novo formato de MBA (mas já formou nove turmas como pós-graduação em auditoria). Os MBA’s são presenciais e têm duração média de 20 meses.

Todos estão com inscrições abertas para as próximas turmas, através do site www.faculdadeide.edu.br.

A sigla MBA, que é “Master of Business Administration”, em inglês, nasceu com a proposta de formar executivos em gestão de negócios. Mas, há algum tempo que gestão e empreendedorismo não são competências ligadas só à administração. Cada vez mais profissionais de outras áreas buscam por essa formação executiva, pois são cursos mais abrangentes, nos aspectos de gestão de um negócio. “E para os profissionais de saúde estarem e terem destaque nessa área de atuação, precisam qualificar competências e habilidades gerenciais”, analisa o diretor executivo da Faculdade IDE, Fernando Fernandes.

* Leia também:  Jovem advogado é tema de palestra no Recife

A realidade atual do mercado de trabalho é buscar profissionais que possam atuar em diferentes frentes foram alguns dos fatores que levaram a instituição a investir em novos MBA’s, segundo o diretor executivo da Faculdade IDE. “Assim, enquanto profissionais de saúde que em suas formações tiverem carência de ferramentas gerenciais, queremos, através desses cursos, capacitá-los e qualificados para se tornarem grandes gestores, com uma visão global e 360 graus das oportunidades e necessidades no seu campo de atuação”, explica Fernando.

MBA’S COM ESTÁGIO E INTERCÂMBIO –Entre os diferenciais dos MBA’s oferecidos pela Faculdade IDE, estão: metodologias ativas, onde o aluno é protagonista do seu conhecimento; simulação realística; corpo docente formado por profissionais com experiência no mercado e expoentes como formadores de opinião; coordenador full time envolvido na formação do profissional; e intercâmbio para realização de outras disciplinas em outros cursos para complementação da formação.

* Leia também:  IRB participa da 14ª Semana Nacional de Museus

Estágio prático em grandes organizações parceiras da instituição é outro destaque. “Nossos MBA’s têm duas modalidades de estágio para que o aluno aprenda na prática, no mercado, o que é visto em sala. Há encaminhamento para as empresas parceiras e parceria com alguma empresa que o aluno conseguir a abertura para o estágio. Através destes estágios temos conseguido inserir profissionais no mercado de trabalho”, comenta o especialista em gestão hospitalar e professor Fredson Melo, coordenador dos MBA’s em auditoria, gestão da informática em saúde e gestão de operadoras de planos de saúde da Faculdade IDE.

Desenvolvendo habilidades empreendedoras em saúde

Sobre as habilidades que o profissional de saúde desenvolve durante os MBA’s da IDE, o diretor executivo da instituição, Fernando Fernandes, destaca a comunicação, liderança, trabalho em equipe, resolução de problemas e empoderamento profissional para os mais diferentes desafios em sua atuação. Já o professor e coordenador de MBA’s da Faculdade IDE Fredson Melo ressalta a importância da habilidade de gerir sua própria carreira.

“É preciso se organizar de forma a definir claramente ‘o que quer’ e ‘como chegar onde quer’. A partir disso, nossos alunos recebem bases teóricas para dar seguimento ao seu planejamento de carreira na área que escolheu. Também se habituará a ter postura profissional, comprometimento, buscar respostas, criar e inovar. Inclusive, essas características fazem parte da nossa metodologia e do processo de avaliação”, esclarece. Segundo o professor, os profissionais de saúde capacitados na área de gestão, que sabem organizar, gerir bem um setor, está sendo mais requisitado pelas instituições.

* Leia também:  Congresso no Recife discute 50 anos do Código Tributário Nacional

E por que os profissionais de saúde devem entender sobre empreendedorismo e ferramentas de gestão de negócio, como marketing, finanças e planejamento? “Independente de abrir uma empresa, o profissional de saúde tem que ser um empreendedor para gerir sua carreira e seu setor como se fosse seu próprio negócio. Mostramos aos nossos alunos que cada um é uma ‘empresa’ e faz-se necessário que se administre, e bem. Além disso, com conhecimentos na área de gestão, com uma visão e postura diferenciada, há mais chances de colocação e de assumir cargos de destaque e importância dentro das instituições de saúde”, analisa o professor Fredson Melo.  

Com atuação em nove estados do Norte e Nordeste (Pernambuco, Ceará, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará e Amazonas), inicialmente, os MBA’s da Faculdade IDE estão sendo oferecidos no Recife. Mas há previsão de ser oferecido em outras cidades onde a instituição atua. Em Pernambuco, além da capital, a faculdade está em Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina. Ao todo, são 130 cursos de pós-graduações e extensões no seu portfólio.

A Faculdade IDE é autorizada pelo MEC, na portaria nº 852, de 30/12/18.

Mais informações (81) 3465.0002 / 0800 081 3256.  

Link curto desta publicação: https://sland.info/2M6egI0
Tags
Mostrar mais

Você também pode gostar

Fechar

8 BALL POOL APK for android

Bloqueador de Anúncios Detectado

Por favor, desative o seu Adblock para um melhor funcionamento do site.
Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?
Powered by