O luto nas redes sociais – Como evitar gafes e mal-entendidos

Uma pessoa querida falece e você fica sem palavras. Procurando uma forma de expressar o que sentia, você vai até as redes sociais para deixar uma mensagem (em seu perfil ou no do falecido) ou mesmo interagir naquela postagem contendo a informação da morte, o velório e enterro. Mas como proceder nesses momentos para evitar qualquer mal-entendido?

Segundo Eudes Araujo Rocha, psicólogo e gerente de Recursos Humanos do Grupo Vila, empresa que administra o Cemitério e Crematório Morada da Paz, a dica é sempre evitar a informalidade, mantendo o respeito e fazendo questionamentos como “Isso vai trazer algum benefício às outras pessoas?” e “Eu gostaria que isso fosse feito com alguém da minha família?”. “Se algumas dessas perguntas receber um ‘não’ como resposta, então é melhor evitar”, afirma.

Eudes explica que não existe uma regra definida para quem deseja deixar uma lembrança nas redes sociais: “Notas de falecimento há muito tempo já são veiculadas em meios de comunicação como jornais. O que irá fazer da rede social uma boa ferramenta é o contexto e a forma em que se faz a divulgação”. Para o especialista, esse tipo de notícia deve ser postada com cautela, uma vez que a falta de cuidado com a linguagem usada e a maneira de expor a informação podem causar constrangimentos.

O profissional ressalta que também é preciso ter cuidado na hora de compartilhar informações não comprovadas ou que não tenham autorização da família para serem divulgadas. Os detalhes, Eudes explica, podem ser pedidos por telefone após as condolências ou pessoalmente, durante o velório. “A melhor forma de comunicar é apenas divulgar a nota de falecimento e as informações de velório e sepultamento, para dar chance às pessoas mais próximas de prestar suas condolências e apoio aos familiares de forma mais pessoal e calorosa”, diz Eudes Araújo.

Para facilitar esse contato, o Grupo Vila oferece em seu site o serviço de Obituário Online www.grupovila.com.br/obituario. Além de divulgar informações sobre velórios e sepultamentos realizados no Cemitério e Crematório Morada da Paz, o serviço disponibiliza uma página na qual os visitantes podem deixar homenagens ao falecido e mensagens de conforto e carinho para a família enlutada.

Além disso, as informações sobre falecimento podem ser divulgadas nas redes sociais, permitindo que as famílias comuniquem horários e locais aos amigos e familiares de maneira rápida e prática.

Link curto desta publicação: http://goo.gl/8rltBv
Mostrar mais

Publicações da mesma editoria e/ou vista no instagram

Fechar