Trancoso recebe iniciativa de mobilização ao meio ambiente

Durante o mês de dezembro, principalmente na temporada de réveillon, o paulistano Caio Pereira de Queiroz, especialista em sustentabilidade, implementa de Arraial D’Ajuda até Caraíva o projeto Mídia Sustentável. Programa que mobiliza iniciativas públicas, privadas e turistas a se preocuparem com o meio ambiente com ações de reciclagem, pontos de entrega de lixo, investimento em iniciativas locais e mobiliário urbano com função socioambiental.

Em Trancoso, destino hype do sul da Bahia, as agências Haute e Multicase, o grupo Aragon e o Taípe aderiram a ação. Em cada uma de suas festas, uma equipe de gestão ambiental ficará responsável por realizar a triagem do lixo gerado e a destinação correta para uma central de triagem em Trancoso. Sendo reconhecido dessa forma como “Evento Responsável”.

Entre Arraial D’Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho, Itaporanga e Caraíva, serão instalados 300 mobiliários urbanos, produzidos com madeira teca da FLORESTECA – empresa com certificação FSC (Forest Stweardship Council – “Conselho de Manejo Sustentável”) que atesta que determinada empresa ou comunidade obtém produtos florestais, respeitando os aspectos ambientais, sociais e econômicos da região –  trazendo coletores seletivos para materiais recicláveis, que após serão coletados e destinados para fins de reciclagem.

* Leia também:  Game Station anuncia novidades para as férias de julho

A iniciativa visa promover e ajudar a operacionalizar iniciativas socioambientais locais, investindo em infraestrutura e logística, e buscando parceiros estratégicos para promover apoio técnico, financeiro e operacional, de forma a tornar viável uma plataforma de resíduos que possa se tornar auto-sustentável em um curto espaço de tempo. Trata-se de um processo evolutivo, onde torna-se extremamente importante o engajamento e apoio das iniciativas privada, pública, associações, empresários locais e veraneios, estabelecimentos comerciais, residenciais e demais empreendimentos que compõe o meio ambiente, dessa região do Sul da Bahia.

O projeto ‘Mídia Sustentável’ doará ainda 5% da receita gerada com a mídia para projetos socioambientais locais. Estas iniciativas têm como objetivo fomentar ações que atuam na área de resíduos sólidos, para dar embasamento a sustentabilidade de todo o processo de coleta seletiva da região.

Além da questão ambiental, outra premissa é fomentar o mercado local, onde 100% das estruturas serão produzidas por fornecedores locais, como a Marcenaria Arte Nativa – Trancoso e a empresa de comunicação Sinais Visuais – Porto Seguro. Com mais de 90% da equipe formada por moradores da região – agentes ambientais, equipe de triagem e coleta e locação de veículos de apoio.

* Leia também:  Shopping Interlagos promove Campanha de vacinação contra Febre Amarela e Sarampo

Os esforços visam as benfeitorias a longo prazo e estão focados na realização de melhorias nas estruturas de logística de coleta, triagem e auxílio para o melhor encaminhamento dos resíduos recicláveis, para fins de reciclagem, de empresas locais como a “Reciclagem Trancoso”, do empreendedor Ronaldo.

“A Mídia Sustentável surgiu da idéia e necessidade de promover a sustentabilidade de programas de coleta seletiva em municípios turísticos brasileiros, impactando de forma a informar e sensibilizar a comunidade local e de turistas sobre a importância de um comportamento mais adequado em relação ao tratamento com o lixo e demais aspectos e impactos ambientais. De forma simples e objetiva, pretendemos com essa grande ação, ajudar as pessoas a repensarem seus hábitos para assim reduzirem o volume de lixo gerados diariamente e por fim reaproveitar ou reciclar a maior quantidade possível de lixo, gerados em maior escala no período de alta temporada, em parte da região compreendida, pelo do Sul da Bahia”, comenta Caio.

* Leia também:  Haute faz contagem regressiva para temporada de Ano Novo em Trancoso

O projeto tem o apoio da prefeitura do município de Porto Seguro, representada por suas Secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Jurídica e de Obras.

Imagem: Divulgação

Link curto desta publicação: https://sland.site/2hu84Y7
Tags
Mostrar mais
Você também pode gostar
Fechar

Bloqueador de Anúncios Detectado

Por favor, desative o seu Adblock para um melhor funcionamento do site.
Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?
Powered by